terça-feira, 22 de fevereiro de 2011



O artista plástico Macarrão já fez trabalhos para atletas como Adriano de Souza, Jadson André, Caio Ibelli, Junior Faria, Danilo Mullinha, Danilo Costa, entre outros. 

Considerado uma das maiores revelações do Brasil na área, ele descobriu o talento para pintar pranchas depois de já ter trabalhado como vendedor e gerente em uma loja de surf.

Nascido no Guarujá (SP), Macarrão começou a envolver-se com o surf aos 11 anos. A paixão pela arte aflorou depois de um floater mal executado na praia do Tombo, que o deixou de molho por um ano e meio.

Com isso, passou a tomar cada vez mais gosto pela profissão e ser requisitado pelos melhores surfistas do país. Na entrevista abaixo, Macarrão conta como descobriu o talento, as principais referências, entre outros assuntos. 

Quando você começou a envolver-se com a surf art e como descobriu o talento para a pintura de pranchas?

Comecei pintando quilhas que meus amigos me pediam. Aos poucos fui passando para as pranchas. Até que no ano de 2000 sofri um acidente surfando. Em um floater, rompi os ligamentos do joelho.

Quando soube que iria ficar no mínimo um ano sem poder surfar, meus amigos me carregavam para as viagens e campeonatos e pediam para que eu fizesse pinturas nas pranchas.

De onde veio a ideia de criar artes específicas em pranchas?


Um dia estava em casa e minha namorada me perguntou: "por que você não faz um desenho grande na sua prancha?". Eu gostei da ideia e me lembro como se fosse hoje. Desenhei um Merlin, ficou legal, mas com tempo fui aprimorando.

E quando surgiu esta oportunidade?

Aos poucos uma galera que não conhecia foi me pedindo um desenho aqui, outro ali. Quando vi já estava trabalhando com isso, que é o que realmente gosto.

Fale sobre sua técnica de pintura nas pranchas.

Fui aprimorando com o tempo, importando materiais de qualidade. No começo a caneta soltava fácil, mas hoje, além de canetas, uso sprays, tintas e outras coisas.
 
Você já fez grafite sem ser em pranchas?


Já fiz em paredes, capacetes, skates, guitarras, canoa havaianas e remos. Mas é porque sempre tem um amigo que pede. Prefiro as pranchas e os shapes de skate, que me identifico mais.

Como você desenvolveu a técnica?

Esta pergunta é difícil, porque tudo que aprendi foi sozinho e com o tempo. Errando e aprendendo.

Você desenvolve algum outro tipo de arte?

Não, me dedico mesmo às pinturas. Mesmo porque elas já me tomam um bom tempo.

Quais são os sons que te inspiram a trabalhar?

Eu curto rap gringo tipo Jay-Z, Snoopy Dogg, Tupac. Mas também tem espaço para Racionais, D2, MV Bill e eletrônico.

Tem alguma referência no universo da surf art?

Curto muito os trabalhos de Sean Spotto e Drew Brophy.

Como você enxerga o mercado nesta área?

O surf em si é um mercado que evolui a cada ano que passa. Acredito que a tendência é melhorar cada vez mais.

Onde procura inspirações para inovar nas artes?

Gosto muito de trabalhos de tatuagem. Também procuro sempre me atualizar comprando livros e revistas de artes. Às vezes não tem muito a ver com o trabalho que faço nas pranchas, mas tiro algumas referências.

Já trabalhou (a) em outras áreas?

Por incrível que pareça sou torneiro mecânico formado. Já trabalhei ainda como vendedor e gerente de loja de surf.

Tem algum projeto novo em mente?

Tenho vários, mas por enquanto não posso contar. Logo vocês ficarão sabendo.

Como é seu relacionamento com atletas e campeonatos de surf?

A grande maioria dos atletas são meus amigos, por isso sempre que posso estou presente nos campeonatos. Primeiramente porque gosto e porque sempre acabo sendo convidado para pintar no palanque. Me sinto em casa.

O grafite na prancha é permanente? Não sai na água nem ao passar a parafina? E se você um dia enjoar do desenho, pode remover e fazer outro?
O grafite é permanente enquanto o dono da arte quiser. Pode passar parafina normal. Mas é possível tirar sim, basta passar uma lixa da água bem fina.

Qual é o material que você usa para pintar e como busca este material.

Utilizo canetas à base de água e sprays. Importo todos meus materiais do Japão e da Califórnia (EUA).

Além dos surfistas profissionais, quem são seus clientes?

Tenho clientes que estão começando no surf agora e veteranos. Mas há também jogadores de futebol, galera do skate, médicos, enfim, todos apreciadores de um bom surf e uma boa arte.

Quem quiser fazer uma arte irada na prancha, como deve entrar em contato com você?

Pode ser no email macarraoguaruja@hotmail.com, pelo telefone (0xx13) 7810-0387 ou pelo rádio Nextel 9*9357.
font:waves.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário